Pular para o conteúdo principal

Referência bibliográfica e webgrafia para trabalhos escolares e acadêmicos.

      wwwpontoalgumacoisa
 
     Seja bem vindo(a). Aqui você encontrará dicas de como finalizar seu trabalho de pesquisa escolar ou acadêmica.
            Bibliografia
            Para qualquer produção escrita, é importante conhecer as formas de se fazer uma bibliografia. Esta deve conter as chamadas referências bibliográficas. Uma bibliografia é um registro de documentos sobre determinado assunto ou de determinado autor, que venham a servir como fonte para consulta. O uso da bibliografia permite que o leitor identifique a obra e, assim, possa localizá-la com facilidade, se assim desejar.
Uma referência bibliográfica é um conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite sua identificação individual. Assim, uma bibliografia também pode ser vista como uma lista, onde cada item é chamado de referência bibliográfica. Ela é composta por um conjunto de elementos, dispostos de uma maneira pré-estabelecida, que indicam exatamente a obra consultada.
           Webgrafia
           Para as referências bibliográficas da Internet recomenda-se a utilização de uma página específica, a qual se convencionou chamar de webgrafia. Os endereços de sites na Internet que tiverem textos utilizados no trabalho de pesquisa devem ser reunidos nessa relação. Desta forma, pode-se optar pelo uso de sites como fontes, mas estes devem ser incluídos na webgrafia.
          Seja qual for a fonte de pesquisa escolhida, as referências devem seguir as regras estabelecidas pela norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), NBR-6023:2002 - Informação e documentação -   Referências - Elaboração. Esta Norma fixa a ordem dos elementos das referências e estabelece convenções para transcrição e apresentação da informação originada do documento e/ou outras fontes de informação.
 
        Para a webgrafia ficam algumas dicas:
No caso das referências de trabalho localizado na Internet, a referência deve ocorrer da seguinte forma: sobrenome do autor em letras maiúsculas, seguido de vírgula e nome do autor, seguido de um ponto final. Em seguida, o título do trabalho entre aspas e ponto final. Após, colocar as palavras "Disponível em" seguidas de dois pontos e o endereço do site. Por último, colocar as palavras "Acesso em" ou "Visitado em", seguido de dois pontos e a data da consulta. O leitor deve ser capaz de encontrar o conteúdo pesquisado pelo caminho apontado. Por esse motivo, o estudante jamais deve utilizar material de pesquisa de sites sem autoria declarada.
        Exemplo:
        DOMINGUES, Alexandre B. "Como Fazer um Site Survey em Ambientes Fechados". Disponível em:
< http://www.projetoderedes.com.br/tutoriais/tutorial_site_survey_interno.php>. Visitado em: 14 novembro 2008.
        No caso da citação de trechos de parte de um trabalho, uma monografia, por exemplo, a referência começa com o sobrenome do autor em letras maiúsculas, seguido de vírgula e nome do autor, seguido de um ponto final. Em seguida, o título do artigo entre aspas e ponto final. Depois deve-se colocar o prefixo latino "in" e a respectiva localização da citação. Em seguida, colocar as palavras "Disponível em" seguidas de dois pontos e o endereço do site. Por último, colocar "Acesso em" ou "Visitado em", seguido de dois pontos e a data da consulta.
         Exemplo:
        MALOFF, Joel. "A internet e o valor da internetização". In: Ciência da Informação, Brasília, v. 26, n. 3, 1997. Disponível em: . Acesso em: 18 maio 2008.
      
         Na prática;
 
        Referências Bibliográficas
 
        ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: Informação e documentação - Referências - Elaboração. Rio de Janeiro, 2002.
PINHEIRO, José M. S. Da iniciação Científica ao TCC: Uma Abordagem para os Cursos de Tecnologia. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2010.
 
       Webgrafia
      
       Boulhosa, Tatiana Machado. "Como fazer referências...". Disponível em: . Acesso em: 21 de abril 2010.
MORAES, Cristiane. "TCC: evite o uso excessivo de fontes da internet." Disponível em: http://karllauna.spaces.live.com/blog/.entry. Acesso em: 10 de abril 2010.
 
    Pesquisa realizada no site: Projetos de Rede.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um jogral de Natal, adaptado no meio e no final.

Encontrei este texto perdido em meus guardados de infância e fiz há uns 5 anos passados algumas adaptações. Não sei de quem é, mas que Deus abençoe as mãos que escreveram. Tornando visível na Terra, um pedacinho da história do céu.  CHAB(2010) CLIQUE E BAIXE O TEXTO EM WORD PRESÉPIO VIVO JOGRAL RIMADO - Adaptação Narr. Há mais de dois mil anos Lá em Belém da Judéia A história mudou de rumo 1ª Voz: Numa terra bem distante Que ficava muito além Deus mandou seu mensageiro À uma casa em Belém 2ª Voz: Nesta casa bem modesta Linda jovem então vivia Boa, pura e honesta O seu nome era Maria. Todos: Por Deus ela foi escolhida Para ser a mãe de Jesus E, um anjo seu mensageiro Visitou-a envolto em luz Gabriel Anjo: Deus te fez escolhida Tens santidade e alegria Serás a mãe do Seu Filho Bendita és tu, ó Maria Maria: Senhor Deus faça-se em mim Segundo a Vossa vontade Se me escolheste serei A mãe do Deus da bondade. Nar. Depois que o anjo a visitou E disse amé

Uma esquete sensacional para o mês da Bíblia

                               Pensando em auxiliar um pouco e criar um momento de ensino com alegria, escrevi uma esquete para abertura ou fechamento do mês da Bíblia, o texto pode ser adaptado à qualquer formato catequético ou ensino Bíblico.                 Segue um resumo de como ler a bíblia e como memorizar os 27 livros do Novo Testamento.  A ideia é facilitar o entendimento para o manuseio da Sagrada Escritura.             Como já sabemos a Bíblia Católica é composta de 73 livros sagrados, sendo 46 do Antigo Testamento e 27 do Novo. Para facilitar a leitura ou a referência a uma determinada citação, os livros foram divididos em:            AUTORES DOS LIVROS, na maioria das vezes, vem na parte de cima na folha da Bíblia e indicando o nome do livro que estamos lendo, e o(s) capítulo que estamos acompanhando. Normalmente nessa disposição: Gênesis 1, Mateus 3.             CAPÍTULOS, são as divisões que encontramos nos livros sagrados, normalmente aparecem em números g