Acredito no poder da escrita como ferramenta de transformação social. Partindo do conceito de que todo ser humano é artista por vocação seja na pintura, escrita, ciências, moda e por aí vai. Comecei em 2009 um processo de educação literária com minha sobrinha Inês Figueiredo Lopes de apenas 9 anos que está na quarta série, mostrando como é possével mesmo em sua tenra idade, fazer de sua imaginação um trabalho concreto. Junto com seus pais, apresentei a ideia de stop motion, trabalhando com massinha de modelar, mato, luz, câmera fotográfica, uma mesa e uma cadeira mantamos uma animação que falava sobre como nasce uma árvore desde a semente caindo na terra, a formaçao das nuvens, a chuva que regou a semente, o sol que aqueceu a terra até germinar e tornar-se uma árvore cheia de frutos e flores.
Inês a exemplo de tantas crianças traz uma força criativa muito grande. Basta incentivo e direção para que seus argumentos "infantis", se tornem realidade.
Dia 24 de janeiro de 2010, nasceu, na Maternidade Alzira Reis, em Jurujuba, Juliana Figueiredo Lopes. Que alegria para a família, sua irmã então está radiante de felicidade por ter nascido Juju. Conversando com Inês, sugeri que ela escrevesse um poema, versinho ou história. Rapidamente, Inês foi para o terraço, com caderno e caneta na mão e escreveu um poema inspirado em sua irmã recém-nascida. (Inês que está ditando e me ajudando a escrever esse texto) Veja agora como ficou seu trabalho.
A irmã
Ela é tão bonita. Linda de si ver. Quando si ver nas montanhas vejo árvores e ela a beleza da flor, ela e minha vida, ela e meu amor. Irmã você e tãso linda, você ainda e um bebezinho mas pra mim você e o anjo da minha vida que me ensinou o que é amar.
Te amo.
Love irmã.
Inês e Juliana.
Inês,
9 anos,
31/01/2010
Comentários