Pular para o conteúdo principal

Mimesis

Mimesis



Então é Ano Novo. Ou, mais um ano que começa cheio de esperanças e promessas de mudança de vida, ser melhor, fazer o que não foi feito em 2009 e assim vai.


Então é Ano Novo. Em 2009 fiz grandes amigos, muitos colegas. Conheci pessoas que vale a pena lembrar e outras que... deixa pra lá.


Começando agora. Fale para você: Sou importante no que faço. Nasci para vencer. Conquisto aquilo que Deus me dá. E ele sempre me dá o melhor para que eu faça melhor ainda.


Então é Ano Novo. Nada começa de novo. Tudo continua. Continua, continua continua. A diferença é que temos mais uma oportunidade que pode ser até daqui há 5 minutos e como a fumaça que traça seu último fio no ar e extingue-se o fogo que antes havia, assim também a oportunidade de fazer as coisas diferentes.


Há 3 dias observo as formigas vermelhas ou como minha mãe dizia: formiga carregadeira, indo e vindo de sua “casa”. Estou admirado com sua organização. Na terra debaixo da amendoeira, ficam várias formigas de porte médio, andando prá lá e prá cá. Nas árvores, sobem várias formigas mais parrudas que as do chão e começam a cortar o caule das folhas enquanto outras recortam em forma de elipse pedaços de folhas que ao fechar a elipse caem no solo e as menos parrudas com sua boca em forma de pinças reforçadas, levantam sobre sua cabeça e corpo para carregar seguramente e levar para o interior de sua casa. NÃO PARE DE LER! O extraordinário é que estas formigas levantam pedaços de folha que chegam a mais ou menos 300 vezes o seu tamanho, com uma facilidade fascinante. E lá vão elas. 10, 30, 60, 243 formigas cumprindo sua missão: trabalhar agora no calor, estocando comida no verão para depois, no tempo das chuvas - e também chuvas de verão – ter o que comer e alimentar sua tropa. PRESTE ATENÇAO. FALTA POUCO PARA VOCE FAZER OUTRA COISA OU LER OUTRA MATÉRIA.


Lembrei da última aula de literatura portuguesa quando falamos da mimesis e percebi que na vida, somos como estas formigas e principalmente como as folhas.


Somos chamados ou passamos em determinado concurso ou entrevista de emprego. Crescemos onde e no setor que estamos. Atingimos o pico de nossa profissão, vem a tempestade e nos derruba, seja esta tempestade, inveja, intriga, falta de caráter, ciúme por querer e não ter a capacidade de cumprir suas promessas e ser descoberto em sua pequenez e até mesmo incapacidade de assumir sua função como deveria e se apoiar nos outros afim de realizar o seu dever através de outros.


Assim cai a folha, mas lá embaixo, estão as que julgamos mais fracas, ou sem influencia na sociedade, as franzinas nos pegam no colo, nos levantam a moral, e nos carregam nas costas não como peso mas para aliviar a dor da queda. E as franzinas, queimadas do sol, que formigas espetaculares, sem reclamar no levam para dentro de sua casa, ao entrar encontramos tantos outros que estão a mesa num grande e sincero banquete. E que alegria quando entramos em sua residência. Estamos em Belém de Judá, casa do pão! Acolhida, troca de experiência, curativo para o corpo e alívio para a alma.


Neste lugar, nosso Conhecimento Livre, torna-se alimento para todos que lá estão. E somos ao mesmo tempo carregados, alimentos e alimentados por uma realidade que não tínhamos enxergado. Amizade descompromissada.


Nesta mimensis das folhas que caem, me levanto para ver que muito além da posse e do status ainda existe companheirismo e fraternidade.


Então é Ano Novo. Sejamos formigas.


Seja feliz.


AGORA SIM. PODE LER OUTRA COISA.










Gradim, Dois de Janeiro de Dois Mil e Dez.


Chuveirinho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um jogral de Natal, adaptado no meio e no final.

Encontrei este texto perdido em meus guardados de infância e fiz há uns 5 anos passados algumas adaptações. Não sei de quem é, mas que Deus abençoe as mãos que escreveram. Tornando visível na Terra, um pedacinho da história do céu.  CHAB(2010) CLIQUE E BAIXE O TEXTO EM WORD PRESÉPIO VIVO JOGRAL RIMADO - Adaptação Narr. Há mais de dois mil anos Lá em Belém da Judéia A história mudou de rumo 1ª Voz: Numa terra bem distante Que ficava muito além Deus mandou seu mensageiro À uma casa em Belém 2ª Voz: Nesta casa bem modesta Linda jovem então vivia Boa, pura e honesta O seu nome era Maria. Todos: Por Deus ela foi escolhida Para ser a mãe de Jesus E, um anjo seu mensageiro Visitou-a envolto em luz Gabriel Anjo: Deus te fez escolhida Tens santidade e alegria Serás a mãe do Seu Filho Bendita és tu, ó Maria Maria: Senhor Deus faça-se em mim Segundo a Vossa vontade Se me escolheste serei A mãe do Deus da bondade. Nar. Depois que o anjo a visitou E disse amé

Referência bibliográfica e webgrafia para trabalhos escolares e acadêmicos.

        wwwpontoalgumacoisa         Seja bem vindo(a). Aqui você encontrará dicas de como finalizar seu trabalho de pesquisa escolar ou acadêmica.              Bibliografia             Para qualquer produção escrita, é importante conhecer as formas de se fazer uma bibliografia. Esta deve conter as chamadas referências bibliográficas. Uma bibliografia é um registro de documentos sobre determinado assunto ou de determinado autor, que venham a servir como fonte para consulta. O uso da bibliografia permite que o leitor identifique a obra e, assim, possa localizá-la com facilidade, se assim desejar. Uma referência bibliográfica é um conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite sua identificação individual. Assim, uma bibliografia também pode ser vista como uma lista, onde cada item é chamado de referência bibliográfica. Ela é composta por um conjunto de elementos, dispostos de uma maneira pré-estabelecida, que indicam exatamente a obra con

Uma esquete sensacional para o mês da Bíblia

                               Pensando em auxiliar um pouco e criar um momento de ensino com alegria, escrevi uma esquete para abertura ou fechamento do mês da Bíblia, o texto pode ser adaptado à qualquer formato catequético ou ensino Bíblico.                 Segue um resumo de como ler a bíblia e como memorizar os 27 livros do Novo Testamento.  A ideia é facilitar o entendimento para o manuseio da Sagrada Escritura.             Como já sabemos a Bíblia Católica é composta de 73 livros sagrados, sendo 46 do Antigo Testamento e 27 do Novo. Para facilitar a leitura ou a referência a uma determinada citação, os livros foram divididos em:            AUTORES DOS LIVROS, na maioria das vezes, vem na parte de cima na folha da Bíblia e indicando o nome do livro que estamos lendo, e o(s) capítulo que estamos acompanhando. Normalmente nessa disposição: Gênesis 1, Mateus 3.             CAPÍTULOS, são as divisões que encontramos nos livros sagrados, normalmente aparecem em números g