Pular para o conteúdo principal

Educadores para o resto da vida

Educadores para o resto da vida

Existem pessoas que nasceram com o dom de ser
ser gente de bem,
ser sal da terra e luz do Mundo.

Existem pessoas que comeram muito pó na estrada
e transformaram a poeira, em tijolos sólidos na vida de muitos.

Existem pessoas que não importa o tamanho da dificuldade do vizinho
ou parente ou conhecido ou desconhecido ou novato ou velho.
Está ali não para ajudar, mas, já ajudando.


Certa vez, li que “ensinar é ajudar aconstruir sonhos”...

Depois de entrar no Brasil Alfabetizado,
aprendi que ensinar é ter a humildade de aprender
com as rugas das mãos, cansaço dos olhos, unhas sem esmalte
sorriso amarelo, vestidos e roupas... “as melhores que tinham para ir à escola”.

Aprendi a desaprender, descer do meu saber e mergulhar no oceano da troca.
Da experiencia do outro, da emergente obrigação em parar de falar e calar para ouvir.

Histórias de vida, histórias da vida, vida vivida na vida de tantas vidas
que nascem, crescem, procriam, filhos, netos, bisnetos, genros, noras
Família!

Alfabetizar soa como reaprender com o meu saber, dividindo e somando
os saberes que desfilam a minha frente.
Alfabetizar é a prender a desenhar minha letra, na escrita da vida de tantos que desejavam
apenas assinar o nome. E agora, fazem contas, leem o nome do ônibus, a tabuleta que vende doces
a notícia do jornal lá na banca da esquina.
Olhos vivos, vivendo outros tempos que ultrapassaram o simples assinar.

Agora é a carta que vai para a mãe em Natal.
Para a irmã no Piauí, Mutuá, Paraíso, Pernambuco, Alcântara.
Depois do PBA, a fronteira que ia da sala ao portão da rua, não existe mais.
Gostaria de terminar, homenageando um homem que traz no nome mais de 2000 mil anos de história, tanto do povo de Deus quanto do povo brasileiro.

Seu primeiro nome é nome daquele que foi vendido no Egito, foi colocado no poço, foi jogado no sexto e depois achado pela esposa do faraó e Deus o cumulou de bens e poder e depois tornou-o o chefe do seu povo.
Seu primeiro nome é o mesmo do pai terreno de Jesus, que significa
"O QUE ACRESCENTA".
Brasiliano significa “Natural do Brasil”
Xavier: PROPRIETÁRIO DA NOVA CASA.

José Brasiliano Xavier, muito obrigado por ter ajudado a escrever mais uma página em minha vida.

E ter tingido meus conhecimento com a cor da amizade, o aperto de mãos de um amigo e o sorriso de uma pai que sabe cuidar do seu filho.

Em nome de todos os professores agradeço aos que se acham alunos, mas, na verdade, para aqueles que tiveram a coragem de descer do pedestal, vocês não foram alunos, mas sim, nossos educadores para o resto da vida.

Carlos Henrique Alvarenga Barcellos
Alfabetizador do PBA
04/05/2010

Comentários

Ray disse…
Vou "cair na farra" nesse blogo (risos) Se tem uma coisa que me chama atenção são coisas novas. EStava estudando quando de repente aparece uma palavra chamada LOGOSOFIA,conhecem?Quis postar aqui para que todos aqueles que não estão acostumados com a palavra vejam o quanto é interessante....
Diante do caos espiritual que assola grande parte do mundo, produto da efervescência de idéias extremistas que ameaçam a independência mental do indivíduo e sua liberdade, que é seu direito imanente, faz-se necessário buscar soluções reais e permanentes, começando pela substituição de certos conceitos totalmente inadequados para a vida.

A Logosofia guia o entendimento humano, levando-o a encontrar soluções dentro de si mesmo para, depois, contribuir com seus semelhantes, igualmente munidos de tão inestimáveis elementos de juízo, no grande esforço para resolver os complexos e tortuosos problemas que afligem a humanidade.

Podemos colocar como tema: conhecimento de si mesmo,será que você sabe seu caráter,humor,pensamentos ou coisas que mudam em ti? POis é ...a logosofia fala sobre isso...
Conhecimento de Si MesmoA Logosofia convida o homem a realizar um estudo pleno de sua psicologia: seu caráter, suas tendências, seus pensamentos, suas qualidades, suas deficiências e tudo quanto direta ou indiretamente entra no jogo de suas faculdades mentais e diz respeito aos estados de seu espírito.

Conhecer a si mesmo é uma tarefa incomensurável; é o homem frente à sua própria incógnita, querendo penetrar nela. O assunto é de tal importância, que, conhecendo a si mesmo, isto é, explorando seu mundo interno e descobrindo as maravilhas que nele existem, o homem conhecerá a seu Criador, isso se dará de acordo com seu avanço em direção à conquista desse grande e transcendental objetivo.
entre outras coisas que podemos analisar e perceber no nosso dia a dia
Unknown disse…
Que texto maravilhoso e bem dito! Amei e parei para refletir o quanto não pensamos como somos na verdade e como o outro pode estar nos vendo.

Postagens mais visitadas deste blog

Um jogral de Natal, adaptado no meio e no final.

Encontrei este texto perdido em meus guardados de infância e fiz há uns 5 anos passados algumas adaptações. Não sei de quem é, mas que Deus abençoe as mãos que escreveram. Tornando visível na Terra, um pedacinho da história do céu.  CHAB(2010) CLIQUE E BAIXE O TEXTO EM WORD PRESÉPIO VIVO JOGRAL RIMADO - Adaptação Narr. Há mais de dois mil anos Lá em Belém da Judéia A história mudou de rumo 1ª Voz: Numa terra bem distante Que ficava muito além Deus mandou seu mensageiro À uma casa em Belém 2ª Voz: Nesta casa bem modesta Linda jovem então vivia Boa, pura e honesta O seu nome era Maria. Todos: Por Deus ela foi escolhida Para ser a mãe de Jesus E, um anjo seu mensageiro Visitou-a envolto em luz Gabriel Anjo: Deus te fez escolhida Tens santidade e alegria Serás a mãe do Seu Filho Bendita és tu, ó Maria Maria: Senhor Deus faça-se em mim Segundo a Vossa vontade Se me escolheste serei A mãe do Deus da bondade. Nar. Depois que o anjo a visitou E disse amé

Referência bibliográfica e webgrafia para trabalhos escolares e acadêmicos.

        wwwpontoalgumacoisa         Seja bem vindo(a). Aqui você encontrará dicas de como finalizar seu trabalho de pesquisa escolar ou acadêmica.              Bibliografia             Para qualquer produção escrita, é importante conhecer as formas de se fazer uma bibliografia. Esta deve conter as chamadas referências bibliográficas. Uma bibliografia é um registro de documentos sobre determinado assunto ou de determinado autor, que venham a servir como fonte para consulta. O uso da bibliografia permite que o leitor identifique a obra e, assim, possa localizá-la com facilidade, se assim desejar. Uma referência bibliográfica é um conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite sua identificação individual. Assim, uma bibliografia também pode ser vista como uma lista, onde cada item é chamado de referência bibliográfica. Ela é composta por um conjunto de elementos, dispostos de uma maneira pré-estabelecida, que indicam exatamente a obra con

Uma esquete sensacional para o mês da Bíblia

                               Pensando em auxiliar um pouco e criar um momento de ensino com alegria, escrevi uma esquete para abertura ou fechamento do mês da Bíblia, o texto pode ser adaptado à qualquer formato catequético ou ensino Bíblico.                 Segue um resumo de como ler a bíblia e como memorizar os 27 livros do Novo Testamento.  A ideia é facilitar o entendimento para o manuseio da Sagrada Escritura.             Como já sabemos a Bíblia Católica é composta de 73 livros sagrados, sendo 46 do Antigo Testamento e 27 do Novo. Para facilitar a leitura ou a referência a uma determinada citação, os livros foram divididos em:            AUTORES DOS LIVROS, na maioria das vezes, vem na parte de cima na folha da Bíblia e indicando o nome do livro que estamos lendo, e o(s) capítulo que estamos acompanhando. Normalmente nessa disposição: Gênesis 1, Mateus 3.             CAPÍTULOS, são as divisões que encontramos nos livros sagrados, normalmente aparecem em números g