Pular para o conteúdo principal

Novembro é Negro.

Divulgação: Recebi este e-mail do amigo
Ricardo Cesar Rocha da Costa, Professor de Sociologia do IFRJ - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus São Gonçalo, onde estou participando do curso de extensão de literatura africana em sala de aula. Tenho recebido muita informação à respeito deste  assunto, em breve postarei alguns temas pertinetes ao tema. Por enquanto, acompanhem esta divulgação. Espero que gostem participem.
Novembro é Negro
 
Passaram-se 41 anos desde que o Movimento Social Negro Brasileiro propôs a sociedade brasileira o nome de ZUMBI DOS PALMARES , líder do Quilombo que leva o seu nome, como herói brasileiro e a data de sua morte, 20 de novembro, como o DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA.

Surgindo como reivindicação, está proposta passou a fazer parte da agenda nacional oficial. O resgate da resistência e da luta da população negra brasileira, protagonizada pelo movimento negro em busca da igualdade racial não deve ser esquecida e nem lembrada apenas no mês de novembro.

Precisamos aprofundar o debate e as reflexões, tendo em vista a elaboração de proposições para o fortalecimento das políticas públicas, principalmente as municipais, em resposta as demandas construídas pela sociedade brasileira.

   Devido a importância desta data (20 de novembro), para a comunidade negra brasileira, a Liga Gonçalense de Capoeira está propondo a realização do NOVEMBRO É NEGRO, evento cultural/político que tem como foco cobrar ações e políticas afirmativas para a população gonçalense em geral, e em particular exigir que saia do papel as leis municipais que tratam da Capoeira e das políticas anti-racistas na cidade.

   Convidamos todos e todas a estarem conosco neste grande evento.
  Compartilhem, divulguem. Vamos lotar a Praça dos Ex-combatentes. Vamos combater com sabedoria e cultura pelos nossos direitos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um jogral de Natal, adaptado no meio e no final.

Encontrei este texto perdido em meus guardados de infância e fiz há uns 5 anos passados algumas adaptações. Não sei de quem é, mas que Deus abençoe as mãos que escreveram. Tornando visível na Terra, um pedacinho da história do céu.  CHAB(2010) CLIQUE E BAIXE O TEXTO EM WORD PRESÉPIO VIVO JOGRAL RIMADO - Adaptação Narr. Há mais de dois mil anos Lá em Belém da Judéia A história mudou de rumo 1ª Voz: Numa terra bem distante Que ficava muito além Deus mandou seu mensageiro À uma casa em Belém 2ª Voz: Nesta casa bem modesta Linda jovem então vivia Boa, pura e honesta O seu nome era Maria. Todos: Por Deus ela foi escolhida Para ser a mãe de Jesus E, um anjo seu mensageiro Visitou-a envolto em luz Gabriel Anjo: Deus te fez escolhida Tens santidade e alegria Serás a mãe do Seu Filho Bendita és tu, ó Maria Maria: Senhor Deus faça-se em mim Segundo a Vossa vontade Se me escolheste serei A mãe do Deus da bondade. Nar. Depois que o anjo a visitou E disse amé

Referência bibliográfica e webgrafia para trabalhos escolares e acadêmicos.

        wwwpontoalgumacoisa         Seja bem vindo(a). Aqui você encontrará dicas de como finalizar seu trabalho de pesquisa escolar ou acadêmica.              Bibliografia             Para qualquer produção escrita, é importante conhecer as formas de se fazer uma bibliografia. Esta deve conter as chamadas referências bibliográficas. Uma bibliografia é um registro de documentos sobre determinado assunto ou de determinado autor, que venham a servir como fonte para consulta. O uso da bibliografia permite que o leitor identifique a obra e, assim, possa localizá-la com facilidade, se assim desejar. Uma referência bibliográfica é um conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite sua identificação individual. Assim, uma bibliografia também pode ser vista como uma lista, onde cada item é chamado de referência bibliográfica. Ela é composta por um conjunto de elementos, dispostos de uma maneira pré-estabelecida, que indicam exatamente a obra con

Uma esquete sensacional para o mês da Bíblia

                               Pensando em auxiliar um pouco e criar um momento de ensino com alegria, escrevi uma esquete para abertura ou fechamento do mês da Bíblia, o texto pode ser adaptado à qualquer formato catequético ou ensino Bíblico.                 Segue um resumo de como ler a bíblia e como memorizar os 27 livros do Novo Testamento.  A ideia é facilitar o entendimento para o manuseio da Sagrada Escritura.             Como já sabemos a Bíblia Católica é composta de 73 livros sagrados, sendo 46 do Antigo Testamento e 27 do Novo. Para facilitar a leitura ou a referência a uma determinada citação, os livros foram divididos em:            AUTORES DOS LIVROS, na maioria das vezes, vem na parte de cima na folha da Bíblia e indicando o nome do livro que estamos lendo, e o(s) capítulo que estamos acompanhando. Normalmente nessa disposição: Gênesis 1, Mateus 3.             CAPÍTULOS, são as divisões que encontramos nos livros sagrados, normalmente aparecem em números g