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Normas da ABNT para elaboração de trabalhos acadêmicos


NORMAS DA ABNT

 

1 – MARGENS:

 

·         superior e esquerda: 3 cm

·         inferior e direita: 2 cm

·         parágrafo: padrão (1,25 cm)

 

2 – ESPACEJAMENTO entrelinhas: 1,5 cm (preferencial) ou 2,0 cm.

 

3 – FONTES: Times New Roman 12 (preferencial) ou Arial, 12

 

4 – NUMERAÇÃO:

 

  • a numeração começa a ser contada a partir da folha de rosto, mas o número não deve ser digitado nesta página;
  • o número da página deve estar à direita, no alto, em fonte Arial (caso o texto tenha sido redigido em Times New Roman)
  • a numeração deve ser progressiva.

 

5 – NOTAS DE RODAPÉ: devem ser utilizadas para uma informação extra, que esclareça o leitor sobre a ideia apresentada, ou para especificar uma referência utilizada, como citações indiretas, informações obtidas por canais de comunicação diversos não impressos, opiniões informais.

 

6 – CITAÇÕES: podem ser diretas ou indiretas:

 

a) citação conceitual (livre, em síntese ou em paráfrase): Segundo Antonio Candido (2002, p. 24), a criação literária coletiva foi valorizada no passado.

 

b)      citação direta, no corpo do texto (até 3 linhas):  Para Antonio Candido , “houve um tempo em que se exagerou muito o aspecto coletivo da criação”. (2002, p. 24)

 

c)      citação direta, em recuo (+ de 3 linhas): neste caso, inicia-se a citação com um recuo de 4cm a partir da margem esquerda; não há recuo direito; a fonte utilizada passa a ser tamanho 10 (preferencial) ou 11; o espacejamento entre linhas é 1,0cm (simples). A citação deve ser introduzida no parágrafo anterior.

 

Antonio Candido defende essa proposta:

 

            Houve um tempo em que se exagerou muito o aspecto coletivo da criação...... (2002, p. 24)

 

d)     citação indireta, no corpo do texto (ocorre quando citamos um autor através de outro); neste caso, destaca-se o autor do texto original e o ano da publicação seguido da expressão apud e do autor consultado e do nome da publicação. Além disso, coloca-se em nota de rodapé a referência completa da citação original.

 

“O caráter do drama é o real.” (HUGO[1], 1878 apud PRADO, 1993, p. 171)

 

Obs. Utiliza-se o mesmo procedimento quando a citação estiver em recuo (com mais de 3 linhas).

 

e)      quando houver coincidência de sobrenomes de autores, acrescentam-se as iniciais de seus prenomes; se, mesmo assim, existir coincidência, colocam-se os prenomes por extenso.

Exemplos:

(CAVALCANTI, G.P., 1980)                                                                                                 (CAVALCANTI, T.B., 1958)                                                                                             (BARBOSA, Cássio, 1965)                                                                                                 (BARBOSA, Celso, 1980)

f)       Sinais e convenções: as supressões, interpolações, comentários, ênfases ou destaques devem ser indicados do seguinte modo:

 

1.      supressões: [...] – usa-se quando se omite uma parte da citação, desnecessária para a compreensão da ideia;

2.      interpolações, acréscimos ou comentários: [    ] – usa-se quando é preciso que o autor do texto monográfico esclareça algo sobre o que foi citado;

3.      ênfase ou destaque: itálico, colocando entre parênteses a expressão (grifo nosso) – usa-se quando se pretende destacar a passagem mais relevante da citação e o destaque não conste do texto original;

4.      informação verbal: dados obtidos por palestras, debates, comunicações ou programas de TV e rádio devem ser indicados pela expressão entre parênteses (informação verbal), mencionando-se os dados disponíveis em nota de rodapé.

 

 

7 – EXPRESSÕES LATINAS: são usadas nas referências das citações:

 

  • apud – citada por, extraída de – usada no texto ou no rodapé para indicar que a citação foi tirada de um segundo autor.

 

  • Cf. – confira – usada no rodapé, recomendando a consulta ao trabalho referenciado.

 

  • idem ou id. – o mesmo autor – usada no rodapé para indicar que a citação é referente a outra obra do mesmo autor, caso em que se deve indicar o ano da publicação e a(s) página(s).

 

  • ibidem ou ibid. – na mesma obra – usada no texto ou no rodapé quando a citação é retirada da mesma obra imediatamente anterior, indicando-se a página. Atenção: quando houver outra obra após a citação, repete-se o autor. Por exemplo: cita-se Antonio Candido e, logo a seguir, a mesma obra é novamente citada, utiliza-se, então, ibidem ou ibid. Mas, se for feita uma citação intercalada, ex. Candido, Bosi, Candido, o nome do autor citado pela segunda vez deve ser repetido.

 

 

  • opus citatum ou op. cit. – obra citada – usada no rodapé para indicar que a citação é referente a uma obra do autor já citado, sem ser a imediatamente anterior. Coloca-se o último sobrenome do autor seguido da expressão latina e do(s) número(s) da(s) páginas(s).

 

  • passim – aqui e ali, em diversas passagens – usada no texto ou no rodapé para indicar uma ideia ampla, que aparece em determinado livro como um todo. Ex. (BOSI, 1999, passim). Atenção: esta expressão não deve ser usada como recurso para quem esqueceu de anotar a página retirada; portanto, quando se usa uma citação literal, não se deve utilizar passim.

 

9 – BIBLIOGRAFIA:

 

Último SOBRENOME, Prenome e demais sobrenomes do(s) autor(es). Título: subtítulo. Número da edição, a partir da segunda. Cidade da publicação: Editora, ano de publicação

 

Caso se utilize apenas um capítulo de um livro que possua diversos autores, faz-se assim a referência:

 

Último SOBRENOME, Prenome e demais sobrenomes do(s) autor(es). “Título completo do artigo”. in: Último SOBRENOME do autor organizador da obra, Prenome e demais sobrenomes (org.). Título: subtítulo. Número da edição, a partir da segunda. Cidade da publicação: Editora, ano de publicação.

 

Obs.: Até 3 autores, citam-se todos discriminadamente, separando-se os nomes por ponto e vírgula; mais de 3 autores, cita-se o primeiro que aparece na edição seguido da expressão et al.

 

Ordem da bibliografia:

 

  • ordem alfabética por último sobrenome do autor
  • no caso de sobrenomes iguais, coloca-se em ordem alfabética o prenome
  • sendo o mesmo autor, coloca-se o livro mais antigo e, na referência seguinte, não se repete o nome do autor, que é substituído por uma lacuna de 6 sublinhas e ponto final. Ex.:

 

CANDIDO, Antonio. Na sala de aula – caderno de análise literária. São Paulo: Ática, 1996. 96p.

 

______. Literatura e sociedade – estudos de teoria e história literária. 8ª. ed. São Paulo: T. A. Queiroz Editor, 2002. 193p.

 

  • quando não há autoria especificada, entra-se com o título da obra, em caixa alta, seguindo a ordem alfabética dos sobrenomes dos autores.

CORPO e alma dividem-se na obra de António Botto. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro: 2 jul. 1998. Caderno B, p.34.

·         quando a editora não é identificada, deve-se indicar a expressão sine nomine, abreviada entre colchetes [s.n.].

FRANCO, I. Discursos: de outubro de 1992  agosto de 1993. Brasília, DF: [s.n.], 1993.

·         quando o local não é identificado, deve-se indicar a expressão abreviada, entre colchetes [s.l.].

KRIEGER, Gustavo; NOVAES, Luis Antônio; FARIA, Tales. Todos os sócios do presidente. 3. ed. [s.l.]: Scritta, 1992.

·         quando o ano de publicação não é identificado, deve-se indicar a expressão abreviada, entre colchetes [s.d].

MELLO NETO, João Cabral de. Da educação pela pedra à pedra do sono: antologia poética. São Paulo: Círculo do Livro, [s.d.]

  • teses e dissertações seguem as mesmas orientações de referência dos livros, mas se indicam também o nome do orientador, a instituição em que foi defendida e o ano da defesa.
  • os periódicos são inseridos pelo título.

 

TÍTULO DO PERIÓDICO. Local de publicação. Editor, número do volume ou ano, número do fascículo, número da página inicial-página final, período, ano de publicação.

 

Ex.                  LUSOFONIA. Angola. Aéssio Ramos, ano XI, no 44, p. 12-14, Novembro/Dezembro, 2006.

 

  • sites contam do final da bibliografia, em separado, com a indicação site(s) pesquisado(s) e numeração.

 

Ex.      Site pesquisado

           


 

Obs.: Se o trabalho utilizar um corpus, é aconselhável separar a indicação do(s) livro(s) que compõe(m) o corpus dos demais livros. Ex.

 

Corpus

 

CAMÕES, Luiz Vaz de. Os Lusíadas. Porto: Porto Editora, 1996. 642p.

 

Obras Gerais

 

(especificar as obras)



[1] HUGO, Victor. Ocults, drame. Paris: Vve. Houssiaux, 1878, vol. I, p. 18.

 

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