Pular para o conteúdo principal

Face Educa Sim.


O curso FCTEWB -  Formação continuada em Tecnologias Educacionais na Web, arremessa cada participante além dos recordes, incentivando o uso do Youtube, criação de Blogs como elemento de interação e divulgação das propostas e resultados do trabalhos em sala, uso do Google Drive como ferramenta colaborativa, Hotpotatoes (Pacote de 6 utilitários para criação de exames e exercícios para a web. As pequenas ferramentas permitem criar perguntas de múltipla escolha, resposta curta, palavras cruzadas e muito mais. Tudo o que se precisa saber é entrar com os dados como textos, questões, respostas,  e os programas criarão, automaticamente, a página web - Disponível para downloads em: http://www.superdownloads.com.br/download/164/hot-potatoes/ )  e atualmente o Facebook.  Página no que surgiu da proposta do trabalho do curso EaD, no CEDERJ, que trata das tecnologias educacionais e propostas de uso do Facebook como ferramenta educacional.



                                                       Face Educa Sim.
O nome surgiu com a fusão da logo do Facebook com sua  forma popular de ser chamado: "Face", Educa em vermelho fazendo uma alusão as notas negativas que muitos alunos recebem ao longo do ano letivo, e o SIM em azul, propondo o uso das TICs, como proposta de caminho para mudança desta realidade.
Os professores da rede pública e privada, convivem cada vez mais com as tecnologias presentes nos celulares, tablets, note e netbooks, lousa digita e afins... Transformando simples equipamentos em verdadeiras ferramentas de auxílio à educação em sala de aula.

Vivemos um tempo em que não somente o giz, o quadro, o papel e a caneta fazem parte da rotina educacional. A grande luta em sala para que os alunos prestem atenção ao conteúdo, provoca em nós, um grande desafio: Como aproveitar a tecnologia que está na mão da garotada a favor da aula e conteúdo que precisamos ensinar? Diante de tantas possibilidades, criei esta página no Facebook, para compartilhar uma atividade publicada no Slide Share, que serve com excelente ferramenta para exibição de arquivos do power point. Seu cadastro é simples, intuitivo e a inserção dos slide se dá de forma - quase - automática. Gerando um link para que possa disponibilizar nas redes sociais, e-mails, blogs, site e etc... (http://pt.slideshare.net/?ss )

Apresentado pelo Coordenador de novas Tics, Carlos Eduardo, o Blog tornou uma grande ferramenta de divulgação dos trabalhos que realizei na Casa Brasil CIUG. Após participar do processo seletivo para Coordenador do laboratório de multimida, comecei a fotografar e filmar todos os cursos que eram produzidos na casa e ia postando no blog recém criado: http://casabrasilciug.blogspot.com.br/2008_10_01_archive.html 


Desde 2008 já ensaiava as novas tecnologias sem ao menos saber que estava entrando para a história e transformando letra em filme, ideia em realidade, bate-papo com os alunos, num evento que reuniu, o Presidente da AGLAC, Academia Gonçalense de Letras e Artes Cênicas de São Gonçalo e escritores da cidade. O projeto literário virou dia letivo e uma grande exposição organizada pelos estudantes e funcionários. 


No decorrer dos bate-papos, o texto virou sétima arte e surgiu o Filme que foi gerado através do texto de uma das participantes, em 2008, para o dia letivo. 
Acompanhem as postagens na pagina do  no slide share e faça uma busca no face com o nome desta página: Face Educa Sim e vejam o vídeo criado em 6 horas e editado como Adobe Premier e Sound Forge.
Tema: O aborto. 
Confira o vídeo e deixe seu comentário.
http://projetoliterarioele.blogspot.com.br/2010/10/o-aborto.html


Carlos Barcellos
Educador PBA e tutor NUEC/UFF - EJA na diversidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um jogral de Natal, adaptado no meio e no final.

Encontrei este texto perdido em meus guardados de infância e fiz há uns 5 anos passados algumas adaptações. Não sei de quem é, mas que Deus abençoe as mãos que escreveram. Tornando visível na Terra, um pedacinho da história do céu.  CHAB(2010) CLIQUE E BAIXE O TEXTO EM WORD PRESÉPIO VIVO JOGRAL RIMADO - Adaptação Narr. Há mais de dois mil anos Lá em Belém da Judéia A história mudou de rumo 1ª Voz: Numa terra bem distante Que ficava muito além Deus mandou seu mensageiro À uma casa em Belém 2ª Voz: Nesta casa bem modesta Linda jovem então vivia Boa, pura e honesta O seu nome era Maria. Todos: Por Deus ela foi escolhida Para ser a mãe de Jesus E, um anjo seu mensageiro Visitou-a envolto em luz Gabriel Anjo: Deus te fez escolhida Tens santidade e alegria Serás a mãe do Seu Filho Bendita és tu, ó Maria Maria: Senhor Deus faça-se em mim Segundo a Vossa vontade Se me escolheste serei A mãe do Deus da bondade. Nar. Depois que o anjo a visitou E disse...

Referência bibliográfica e webgrafia para trabalhos escolares e acadêmicos.

        wwwpontoalgumacoisa         Seja bem vindo(a). Aqui você encontrará dicas de como finalizar seu trabalho de pesquisa escolar ou acadêmica.              Bibliografia             Para qualquer produção escrita, é importante conhecer as formas de se fazer uma bibliografia. Esta deve conter as chamadas referências bibliográficas. Uma bibliografia é um registro de documentos sobre determinado assunto ou de determinado autor, que venham a servir como fonte para consulta. O uso da bibliografia permite que o leitor identifique a obra e, assim, possa localizá-la com facilidade, se assim desejar. Uma referência bibliográfica é um conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite sua identificação individual. Assim, uma bibliografia também pode ser vista como uma lista, onde c...

I SIMPÓSIO DO FÓRUM DE ECONOMIA SOLIDÁRIA - FES/SG E IFRJ

  São Gonçalo receberá o I SIMPÓSIO DO FÓRUM DE ECONOMIA SOLIDÁRIA, o evento é fruto da parceria entre o FES/SG e o IFRJ e irá acontecer no dia 03 de outubro, das 09h às 17h, no auditório do IFRJ CAMPUS SÃO GONÇALO. O Fórum de Economia Solidária de São Gonçalo promove uma mobilização inédita para fortalecer a ECOSOL no município. A iniciativa reúne reflexões sobre os dados demográficos da cidade, o debate dos desafios dos cinco distritos, o mapeamento de potencialidades locais e a indicação de novos pontos de comercialização. Também serão discutidos o uso do Fundo da Economia Solidária e construída, de forma coletiva, a proposta de um manifesto do FES/SG. Mais do que um encontro, trata-se de um espaço de integração entre empreendimentos, instituições e sociedade, com apoio e fomento do IFRJ – Campus São Gonçalo, reforçando a importância da educação pública no desenvolvimento de práticas econômicas mais justas e sustentáveis. Além da mesa de abertura, que reunirá representantes ...