Pular para o conteúdo principal

Arquivo ELE: Programa Brasil Alfabetizado: Capacitação 2013.

Ao pesquisar a caixa de entrada, para apagar uns e-mails, encontrei esta matéria perdida, nos rascunhos. Trago à tona para deixar registrado o empenho de grandes educadores e a gestora Andrea Petito, no processo de capacitação inicial e continuada. Tirei as fotos e montei a matéria, mesmo com um ano de atraso, evidencia a organização da SEMED/SG em colocar em prática um processo ímpar de formação de alfabetizadores voluntários.

Depois de aprovados no EDITAL DE ABERTURA no Processo Seletivo Simplificado para a seleção de Alfabetizadores, Coordenadores de Turmas e Tradutor intérprete de LIBRAS para o Programa Brasil Alfabetizado, de acordo com a Resolução CD/FNDE nº 44 de 05 de setembro de 2012, participam da capacitação  do Programa Brasil Alfabetizado, no Escola Municipal Luiz Gonzaga, no bairro Estrela do Norte, em São Gonçalo, de 25 a 26 de abril de 2013.

A programação conta com três  dias de formação passando pela definição do que é o PBA; hierarquia do programa, deveres e obrigações dos educadores e coordenadores; apresentação dos formulários que serão usados no transcorrer dos 8 meses de atividades, conteúdo pedagógico e práticas do método Paulo Freire, instrução para preenchimento dos formulários que serão entregues mensalmente aos coordenadores, a importância e o método de elaborar um portfólio e assinatura do termo de compromisso e voluntariado do Programa Brasil Alfabetizado.

Durante o período de formação, a Gestora do PBA, Andrea Petito Martins Teixeira, apresentou a equipe de trabalho para o ano de 2013. 
         Cada educador recebeu uma bolsa com um kit contendo o cronograma para os dias de formação, as fichas para cadastramento dos alunos, orientação com sugestão de temas para trabalhar em sala, atividades culturais e outras dicas para as disciplinas: Português, matemática, ciências, historia, e geografia, que acompanharão os alfabetizandos até dezembro deste ano.
         Os alfabetizadores devem atentar-se ao fato de que, segundo a resolução 44, cada um poderá incluir  até duas turmas.
 Para quem perdeu o prazo de inscrição, por tratar-se de aprovação através e seleção curricular  através de processo seletivo público, deve lembrar que programa não permite a inclusão de novos alfabetizadores.
Trazendo a responsabilidade e compromisso com a alfabetização de jovens e adultos, o dia 25 foi marcado pelo pensamento de Paulo Freire: “Não basta saber que Eva viu a uva. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa nos seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho” uma vez que o conhecimento tira a venda da exploração e liberta o homem para sua autonomia política e social, ampliando seu limite de mundo de apenas o portão da sua casa para muito, muito longe.

         A capacitação continuada, acontecerá quinzenalmente, até o término do programa, conforme calendário anual, entregue em 25 de abril de 2013.

Por: Carlos Henrique Barcellos.





         

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um jogral de Natal, adaptado no meio e no final.

Encontrei este texto perdido em meus guardados de infância e fiz há uns 5 anos passados algumas adaptações. Não sei de quem é, mas que Deus abençoe as mãos que escreveram. Tornando visível na Terra, um pedacinho da história do céu.  CHAB(2010) CLIQUE E BAIXE O TEXTO EM WORD PRESÉPIO VIVO JOGRAL RIMADO - Adaptação Narr. Há mais de dois mil anos Lá em Belém da Judéia A história mudou de rumo 1ª Voz: Numa terra bem distante Que ficava muito além Deus mandou seu mensageiro À uma casa em Belém 2ª Voz: Nesta casa bem modesta Linda jovem então vivia Boa, pura e honesta O seu nome era Maria. Todos: Por Deus ela foi escolhida Para ser a mãe de Jesus E, um anjo seu mensageiro Visitou-a envolto em luz Gabriel Anjo: Deus te fez escolhida Tens santidade e alegria Serás a mãe do Seu Filho Bendita és tu, ó Maria Maria: Senhor Deus faça-se em mim Segundo a Vossa vontade Se me escolheste serei A mãe do Deus da bondade. Nar. Depois que o anjo a visitou E disse amé

Referência bibliográfica e webgrafia para trabalhos escolares e acadêmicos.

        wwwpontoalgumacoisa         Seja bem vindo(a). Aqui você encontrará dicas de como finalizar seu trabalho de pesquisa escolar ou acadêmica.              Bibliografia             Para qualquer produção escrita, é importante conhecer as formas de se fazer uma bibliografia. Esta deve conter as chamadas referências bibliográficas. Uma bibliografia é um registro de documentos sobre determinado assunto ou de determinado autor, que venham a servir como fonte para consulta. O uso da bibliografia permite que o leitor identifique a obra e, assim, possa localizá-la com facilidade, se assim desejar. Uma referência bibliográfica é um conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite sua identificação individual. Assim, uma bibliografia também pode ser vista como uma lista, onde cada item é chamado de referência bibliográfica. Ela é composta por um conjunto de elementos, dispostos de uma maneira pré-estabelecida, que indicam exatamente a obra con

Uma esquete sensacional para o mês da Bíblia

                               Pensando em auxiliar um pouco e criar um momento de ensino com alegria, escrevi uma esquete para abertura ou fechamento do mês da Bíblia, o texto pode ser adaptado à qualquer formato catequético ou ensino Bíblico.                 Segue um resumo de como ler a bíblia e como memorizar os 27 livros do Novo Testamento.  A ideia é facilitar o entendimento para o manuseio da Sagrada Escritura.             Como já sabemos a Bíblia Católica é composta de 73 livros sagrados, sendo 46 do Antigo Testamento e 27 do Novo. Para facilitar a leitura ou a referência a uma determinada citação, os livros foram divididos em:            AUTORES DOS LIVROS, na maioria das vezes, vem na parte de cima na folha da Bíblia e indicando o nome do livro que estamos lendo, e o(s) capítulo que estamos acompanhando. Normalmente nessa disposição: Gênesis 1, Mateus 3.             CAPÍTULOS, são as divisões que encontramos nos livros sagrados, normalmente aparecem em números g