Pular para o conteúdo principal

“Todo dia é dia de ler”

       Pesquisando uns arquivos, para estudo, encontrei a publicação no You Tube, completando um ano e trago de volta, para recordar o sabor da escrita e leitura... Etc e tal.
     Em comemoração, ao Dia Municipal de Incentivo à Leitura, a coordenação da SEMED/São Gonçalo, incutiu nos alunos da Rede Municipal, professores e comunidade do entorno, para participarem do projeto: “Todo dia é dia de ler”, que aconteceu no dia 12 de março, das 08:00 às 11:30, na Escola Municipal Paulo Reglus Neves Freire, no bairro Porto do Rosa, conforme a (Lei Municipal 495/2013). Durante toda a semana que precedeu o Dia Municipal de incentivo à Leitura (12/03), todas as escolas realizaram atividades de leitura de textos literários, de maneira intensiva, em sala de aula.    
       
A partir das leituras efetuadas, foram realizados trabalhos de desdobramento, tais quais: produção de textos, produção de desenhos, leituras compartilhadas, apresentações musicais, apresentação de jogral, entre os dias semana de 7 a 11, com a culminância, no dia 12. Os professores do Ensino Fundamental I e II, da Escola Municipal Paulo Reglus Neves Freire, trabalharam com textos dos autores, Vinícius de Moraes, Cecília Meireles... Incentivando a escrita, desenho e pintura, através dos textos A casa; As borboletas; Leilão de Jardim; Ilustração e pintura Profissões: O último andar; Ou isto ou aquilo.

Foto do autor: Pintura do Prof. Washington
 (Artes)

        O primeiro ano com, "Contação de Histórias", utilizando os textos Era uma vez a vaca vitória... e A roupa nova do Imperador. O Ensino Fundamental II, ficou encarregado de reunir a parte histórica e musical de Vinícius de Moraes, tendo sido orientados pelo Professor Orientador de Estudos e Mediador de Leitura, Carlos Henrique A. Barcellos, reunindo as turmas 601 (Bibliografia de Vinícius, sonetos e músicas); 602 (Letra e música da "Foca", para exposição e apresentação musical) auxiliado pela professora Tânia de Ciências); 802 (Música e letra de Garota de Ipanema) auxiliado pela professora Verônica de Produção e Gramática; 803(Cobertura do evento através de foto, vídeo, filmagem, entrevista e organização dos materiais); 901 (livre pesquisa sobre a vida de Vinícius de Moraes, reprodução em 20 cartolinas, de Sonetos, poesias e músicas) e 902 (Rosa de Hiroshima e Pela Luz dos Olhos Teus, apresentação em Powerpoint, desenho e cartaz com letra de ambas).
    O vídeo reúne um pouco de cada ação, com um olhar carinhoso para a música de combate ao Zica, realizado pelas professoras do Fundamental I, Graça, Luciana, Viviane e Alessandra.
    Segue a letra da paródia de combate a Zica.
    Que tal montar sua coreografia e ajudar no combate?
    Pra combater a zica
    Pega a raquete e vai no
    tra – tra – tra – tra – tra – tra – tra.
    E o mosquito eu vou matar
    ta – ta – ta – ta – ta – ta
                                                          E o bueiro eu vou tapar – pa – pa – pa
                                                          E o repelente eu vou passar – sa – sa - sa

    Como dizia Raul " Um sonho que se sonha só, é apenas um sonho..." Tudo foi possível porquê o coletivo funcionou.
    Agradeço a atenção e ajuda de todos os colegas da Escola Municipal Paulo Reglus Neves Freire, e aos amigos que assinaram(ão) este Canal e deixaram(ão) seus preciosos comentários.

    Por: Carlos Barcellos


Publicado em 22 de mar de 2016, no Youtube.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um jogral de Natal, adaptado no meio e no final.

Encontrei este texto perdido em meus guardados de infância e fiz há uns 5 anos passados algumas adaptações. Não sei de quem é, mas que Deus abençoe as mãos que escreveram. Tornando visível na Terra, um pedacinho da história do céu.  CHAB(2010) CLIQUE E BAIXE O TEXTO EM WORD PRESÉPIO VIVO JOGRAL RIMADO - Adaptação Narr. Há mais de dois mil anos Lá em Belém da Judéia A história mudou de rumo 1ª Voz: Numa terra bem distante Que ficava muito além Deus mandou seu mensageiro À uma casa em Belém 2ª Voz: Nesta casa bem modesta Linda jovem então vivia Boa, pura e honesta O seu nome era Maria. Todos: Por Deus ela foi escolhida Para ser a mãe de Jesus E, um anjo seu mensageiro Visitou-a envolto em luz Gabriel Anjo: Deus te fez escolhida Tens santidade e alegria Serás a mãe do Seu Filho Bendita és tu, ó Maria Maria: Senhor Deus faça-se em mim Segundo a Vossa vontade Se me escolheste serei A mãe do Deus da bondade. Nar. Depois que o anjo a visitou E disse...

Referência bibliográfica e webgrafia para trabalhos escolares e acadêmicos.

        wwwpontoalgumacoisa         Seja bem vindo(a). Aqui você encontrará dicas de como finalizar seu trabalho de pesquisa escolar ou acadêmica.              Bibliografia             Para qualquer produção escrita, é importante conhecer as formas de se fazer uma bibliografia. Esta deve conter as chamadas referências bibliográficas. Uma bibliografia é um registro de documentos sobre determinado assunto ou de determinado autor, que venham a servir como fonte para consulta. O uso da bibliografia permite que o leitor identifique a obra e, assim, possa localizá-la com facilidade, se assim desejar. Uma referência bibliográfica é um conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite sua identificação individual. Assim, uma bibliografia também pode ser vista como uma lista, onde c...

Jogral de Natal interativo: Você na LIVE

Como vai funcionar?  Simples, Você escolhe a melhor forma para envio: áudio, vídeo ou ao vivo! 1 - Enviar um áudio;  2 - Um vídeo fazendo a leitura sozinho ou em família e/ou; 3 - Participar ao vivo (disponibilizarei o link, pelo WhatsApp) Envie para: WhatsApp: 21 99322-9504  e vamos fazer um Natal literário, no Projeto ELE. Só falta o seu! O texto é tão legal que fica difícil não se envolver acesse e confira: O texto está aí, mas se quiser, pode baixar o arquivo, clicando no link. Jogral de Natal Texto: PRESÉPIO VIVO JOGRAL RIMADO - Adaptação Encontrei este texto perdido em meus guardados de infância e fiz há uns 15 anos passados algumas adaptações. Não sei de quem é, mas que Deus abençoe as mãos que escreveram. Tornando visível na Terra, um pedacinho da história do céu. NATAL NASCIMENTO DE JESUS Narr.  Há mais de dois mil anos Lá em Belém da Judéia A história mudou de rumo 1ª Voz:  Numa terra bem distante Que ficava muito além Deus mandou seu mensageiro À uma ...