Pular para o conteúdo principal

“Todo dia é dia de ler”

       Pesquisando uns arquivos, para estudo, encontrei a publicação no You Tube, completando um ano e trago de volta, para recordar o sabor da escrita e leitura... Etc e tal.
     Em comemoração, ao Dia Municipal de Incentivo à Leitura, a coordenação da SEMED/São Gonçalo, incutiu nos alunos da Rede Municipal, professores e comunidade do entorno, para participarem do projeto: “Todo dia é dia de ler”, que aconteceu no dia 12 de março, das 08:00 às 11:30, na Escola Municipal Paulo Reglus Neves Freire, no bairro Porto do Rosa, conforme a (Lei Municipal 495/2013). Durante toda a semana que precedeu o Dia Municipal de incentivo à Leitura (12/03), todas as escolas realizaram atividades de leitura de textos literários, de maneira intensiva, em sala de aula.    
       
A partir das leituras efetuadas, foram realizados trabalhos de desdobramento, tais quais: produção de textos, produção de desenhos, leituras compartilhadas, apresentações musicais, apresentação de jogral, entre os dias semana de 7 a 11, com a culminância, no dia 12. Os professores do Ensino Fundamental I e II, da Escola Municipal Paulo Reglus Neves Freire, trabalharam com textos dos autores, Vinícius de Moraes, Cecília Meireles... Incentivando a escrita, desenho e pintura, através dos textos A casa; As borboletas; Leilão de Jardim; Ilustração e pintura Profissões: O último andar; Ou isto ou aquilo.

Foto do autor: Pintura do Prof. Washington
 (Artes)

        O primeiro ano com, "Contação de Histórias", utilizando os textos Era uma vez a vaca vitória... e A roupa nova do Imperador. O Ensino Fundamental II, ficou encarregado de reunir a parte histórica e musical de Vinícius de Moraes, tendo sido orientados pelo Professor Orientador de Estudos e Mediador de Leitura, Carlos Henrique A. Barcellos, reunindo as turmas 601 (Bibliografia de Vinícius, sonetos e músicas); 602 (Letra e música da "Foca", para exposição e apresentação musical) auxiliado pela professora Tânia de Ciências); 802 (Música e letra de Garota de Ipanema) auxiliado pela professora Verônica de Produção e Gramática; 803(Cobertura do evento através de foto, vídeo, filmagem, entrevista e organização dos materiais); 901 (livre pesquisa sobre a vida de Vinícius de Moraes, reprodução em 20 cartolinas, de Sonetos, poesias e músicas) e 902 (Rosa de Hiroshima e Pela Luz dos Olhos Teus, apresentação em Powerpoint, desenho e cartaz com letra de ambas).
    O vídeo reúne um pouco de cada ação, com um olhar carinhoso para a música de combate ao Zica, realizado pelas professoras do Fundamental I, Graça, Luciana, Viviane e Alessandra.
    Segue a letra da paródia de combate a Zica.
    Que tal montar sua coreografia e ajudar no combate?
    Pra combater a zica
    Pega a raquete e vai no
    tra – tra – tra – tra – tra – tra – tra.
    E o mosquito eu vou matar
    ta – ta – ta – ta – ta – ta
                                                          E o bueiro eu vou tapar – pa – pa – pa
                                                          E o repelente eu vou passar – sa – sa - sa

    Como dizia Raul " Um sonho que se sonha só, é apenas um sonho..." Tudo foi possível porquê o coletivo funcionou.
    Agradeço a atenção e ajuda de todos os colegas da Escola Municipal Paulo Reglus Neves Freire, e aos amigos que assinaram(ão) este Canal e deixaram(ão) seus preciosos comentários.

    Por: Carlos Barcellos


Publicado em 22 de mar de 2016, no Youtube.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um jogral de Natal, adaptado no meio e no final.

Encontrei este texto perdido em meus guardados de infância e fiz há uns 5 anos passados algumas adaptações. Não sei de quem é, mas que Deus abençoe as mãos que escreveram. Tornando visível na Terra, um pedacinho da história do céu.  CHAB(2010) CLIQUE E BAIXE O TEXTO EM WORD PRESÉPIO VIVO JOGRAL RIMADO - Adaptação Narr. Há mais de dois mil anos Lá em Belém da Judéia A história mudou de rumo 1ª Voz: Numa terra bem distante Que ficava muito além Deus mandou seu mensageiro À uma casa em Belém 2ª Voz: Nesta casa bem modesta Linda jovem então vivia Boa, pura e honesta O seu nome era Maria. Todos: Por Deus ela foi escolhida Para ser a mãe de Jesus E, um anjo seu mensageiro Visitou-a envolto em luz Gabriel Anjo: Deus te fez escolhida Tens santidade e alegria Serás a mãe do Seu Filho Bendita és tu, ó Maria Maria: Senhor Deus faça-se em mim Segundo a Vossa vontade Se me escolheste serei A mãe do Deus da bondade. Nar. Depois que o anjo a visitou E disse amé

Referência bibliográfica e webgrafia para trabalhos escolares e acadêmicos.

        wwwpontoalgumacoisa         Seja bem vindo(a). Aqui você encontrará dicas de como finalizar seu trabalho de pesquisa escolar ou acadêmica.              Bibliografia             Para qualquer produção escrita, é importante conhecer as formas de se fazer uma bibliografia. Esta deve conter as chamadas referências bibliográficas. Uma bibliografia é um registro de documentos sobre determinado assunto ou de determinado autor, que venham a servir como fonte para consulta. O uso da bibliografia permite que o leitor identifique a obra e, assim, possa localizá-la com facilidade, se assim desejar. Uma referência bibliográfica é um conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite sua identificação individual. Assim, uma bibliografia também pode ser vista como uma lista, onde cada item é chamado de referência bibliográfica. Ela é composta por um conjunto de elementos, dispostos de uma maneira pré-estabelecida, que indicam exatamente a obra con

Uma esquete sensacional para o mês da Bíblia

                               Pensando em auxiliar um pouco e criar um momento de ensino com alegria, escrevi uma esquete para abertura ou fechamento do mês da Bíblia, o texto pode ser adaptado à qualquer formato catequético ou ensino Bíblico.                 Segue um resumo de como ler a bíblia e como memorizar os 27 livros do Novo Testamento.  A ideia é facilitar o entendimento para o manuseio da Sagrada Escritura.             Como já sabemos a Bíblia Católica é composta de 73 livros sagrados, sendo 46 do Antigo Testamento e 27 do Novo. Para facilitar a leitura ou a referência a uma determinada citação, os livros foram divididos em:            AUTORES DOS LIVROS, na maioria das vezes, vem na parte de cima na folha da Bíblia e indicando o nome do livro que estamos lendo, e o(s) capítulo que estamos acompanhando. Normalmente nessa disposição: Gênesis 1, Mateus 3.             CAPÍTULOS, são as divisões que encontramos nos livros sagrados, normalmente aparecem em números g